VW Polo GTI: história e antecessores, de 1979 até hoje

“Uma vez GTI, sempre GTI” – esta afirmação pode ser ouvida pelos fãs dos modelos esportivos da Volkswagen identificados pelas três letras GTI.

VW Polo GTI 2018

O novo Polo GTI é o último exemplar desta série – a versão mais esportiva do Polo de sexta geração começa a ser vendido na Europa promete dinâmicas puras: após 6,6 segundos, a agulha do velocímetro chega à faixa de três dígitos, se necessário, são possíveis até 237 km / h.

VW Polo GTI 2018

Com o seu motor turbo de 200 cv, suspensão esportiva rebaixada em 15 milímetros e as insígnias GTI típicas e tradicionalmente comprometidas tanto no exterior como no interior, o novo Polo GTI é o verdadeiro “mini Golf GTI”.

VW Polo GTI 2018 - interior

Histórico

Em 1979 a Volkswagen apresentou a primeira versão esportiva do Polo, o Polo GT, que causou sensação. Visualmente, a versão esportiva do ainda novo Polo trazia grade do radiador pintada em vermelho, rodas esportivas pintadas de preto, spoiler traseiro e muitos emblemas GT. Sob o capô, um pequeno motor 1.3L de 60 cv impulsionava com certa agilidade o modelo de 700 Kg.

VW Polo GT 1979

Outro modelo marcante foi o Polo GT G40, com motor 1.3 de 115 cv e velocidade máxima de 196 Km/h – este lançado em 1987. O destaque ficava para o compressor, que aumentava o fluxo de ar para dentro das câmaras de combustão, aumentando significativamente a potência. O nome “G40” derivou, a propósito, da forma do carregador, que se assemelha à letra “G”.

VW Polo GTI 2000

O primeiro Polo com o emblema GTI chegou em 1998. O modelo foi autorizado a usar tal emblema, mas em edição limitada a 3.000 unidades – que em pouco tempo se esgotaram. O motor era um 1.6 de 120 cv (20 cv a mais que o Polo 1.6 convenciona). Resultado: 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, suspensão esportiva rebaixada em 1 cm, rodas de liga leve BBS e pinças de freio pintadas em vermelho.

VW Polo GTI 2006

Depois de alguns anos de intervalo, em 2006 apareceu novamente uma versão GTI do Polo. Agora impulsionado por um motor turbo 1.8L de 150 cv, que lidava fácil com um povo com 1200 Kg. Havia ainda uma versão Cup de 180 cv, visualmente inspirada nos carros de corrida utilizados no Polo Cup, que impressionou com uma aceleração de 0 a 100 km / h em 7,5 segundos e uma velocidade máxima de 225 km/h.

VW Polo GTI 2018

O atual antecessor do Polo chegou com motor 1.4 TSI de 180 cv, turbo, e que acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

VW Polo GTI 2018

Em 2014 chegou a versão com motor 1.8 TSI de 192 cv, velocidade máxima de 236 Km/h, e, para individualistas nas pistas, suspensão opcional “Sport Select” com o “Sport Performance Kit”, que agrega dinamismo à experiência de condução.

VW Polo GTI 2018

E agora, no fim de 2017, o mais dinâmico de todos, o Polo GTI 2.0 TSI, de 200 cv – que não será vendido no Brasil.

VW Polo GTI 2018

Por aqui teremos, ainda em 2018, o Polo GTI, provavelmente com o motor 1.4 TSI de 150 cv com transmissão automática.

 

Fonte: Car.Blog.Br

Deixe um comentário

Anúncios Populares




Carregando...