Pode ser coincidência, mas parece até combinado: depois de três anos sem o mercado receber um novo hatch compacto, Fiat e Volkswagen aparecem com dois deles no mesmo ano: o Argo e o novo Polo. A categoria de repente se redefine e justifica um comparativo entre os estreantes, ao qual somamos dois modelos com recentes atualizações: Ford Fiesta e Peugeot 208.
Escolhemos versões que se aproximam em preço: o mais acessível Argo Precision começa em R$ 67,8 mil, o Polo Highline em R$ 69,2 mil, o 208 Griffe em R$ 70,5 mil e o Fiesta Titanium Plus em R$ 75,2 mil, todos com transmissão automática — ou, no caso do Ford, automatizada de dupla embreagem. Só que nosso Fiat veio recheado de opcionais e chegava a R$ 77,4 mil, enquanto o VW trazia apenas um dos pacotes e ficava em R$ 72 mil. Os outros mantinham o preço citado, pois não oferecem opcionais.
Fiat Argo Precision | Ford Fiesta Titanium Plus | Peugeot 208 Griffe | Volkswagen Polo Highline | ||
4,00 m | 3,97 m | 3,97 m | 4,06 m | ||
1,75 litro | 1,6 litro | 1,6 litro | 1,0 litro, turbo | ||
135/139 cv | 125/128 cv | 115/118 cv | 116/128 cv | ||
R$ 77.400 | R$ 75.190 | R$ 70.490 | R$ 71.990 |